O que você vai encontrar por aqui:
PITACO CRIATIVO

Uma casa para empreendedores e criativos que desejam ter uma marca autêntica e leve, sem surtar com os paranêus do marketing digital. Branding não é para todos. É para quem tem um própósito!

PITACO CRIATIVO© 2021 - Todos os direitos reservado

    “Imaginar ter um filho e não estarmos presentes, nos impulsionou a vencer nossos medos e ter a coragem para dar o passo decisivo”

    O casal do branding abre o coração e compartilha os erros e acertos dessa jornada empreendedora

    Se empreender já reserva constantes desafios, empreender com o cônjuge envolve alguns outros dilemas que podem parecer, por vezes, insolúveis. Lidar com finanças pessoais e da empresa, com filho, casa, processos e clientes, não parece, nem de longe, tarefa fácil e, por isso, podem desencorajar muitos casais que queiram ter um negócio juntos. Mas esse não foi  o caso da Juliani Monçores e do Wilian Vieira, casados há quase 10 anos e que há 7 comandam a Pitaco Criativo, um hub especializado em Branding.

    Ju e Will são o tipo de casal que parece nunca brigar. Para os amigos mais próximos, a serenidade e resiliência da dupla são admiradas e consideradas parte do sucesso da empresa e, claro, do casamento. Mas nem só de calmaria tem sido feita essa história, a publicitária lembra dos “corres” que pouca gente vê: “Já vivemos momentos tensos. Alguns projetos demandaram uma equipe maior e que havíamos precificado de uma forma equivocada. Já quase mudamos o modelo de negócio completamente porque as contas simplesmente não fechavam”, contou.

    Will e Ju no escritório da Pitaco Criativo

    Toda vez que questionada sobre como conseguir empreender com o parceiro, Juliani dispara:Sendo realmente parceiros. É uma relação que envolve muito respeito, admiração mútua, companheirismo, cumplicidade, amizade e amor. Quando a gente ama, a gente não mede esforços para fazer o outro feliz. De maneira prática, ter tarefas e responsabilidades bem definidas também é muito importante, como seria em qualquer outra sociedade”. Sobre as dificuldades de conciliar família, casamento, empresa e filho, o casal confessa: “É um eterno jogo de escolher prioridades. O que temos feito é, aos poucos, construirmos uma rede de apoio para dar conta. Porque sozinhos, é impossível”.

    Se engana quem pensa que empreender sempre esteve nos planos dos criativos, o desejo foi aparecendo conforme a Pitaco Criativo ia acontecendo. “Começou com a procura de amigos pelos serviços que ainda nem oferecíamos, em 2012. Isso se potencializou com o nosso desejo de poder fazer algo para servir às pessoas, investir em causas sociais e com propósito”, lembra Ju. Mas, segundo a founder, o martelo foi batido quando o casal estava endividado. “Will não recebia há mais de três meses e eu estava beirando uma depressão. Corríamos o risco de perder nossa casa”, revelou.

    “Imaginar ter um filho e não estarmos presentes na vida dele, nos impulsionou a vencer nossos medos e ter a coragem para dar o passo decisivo. E, sabe quando você pede a Deus uma resposta? Ele nos fez olhar para as nossas mãos e enxergar o que sabíamos fazer de melhor”.

    Ainda sobre os desafios de se empreender no casamento, o casal compartilha a estratégia baseada em duas palavras: Equilíbrio e Organização. “A gente divide tudo. A gestão da empresa, a criação do nosso filho, o cuidado com a casa e um com o outro. A gente sempre se viu como uma equipe, sabe? Outro grande desafio foi separar as finanças pessoais das da empresa. Depois que aprendemos a organizar e administrar melhor cada coisa, nossa vida mudou muito. 

    Os obstáculos naturais de qualquer trajetória empreendedora parecem pequenos quando comparados aos desafios de vida da Ju e do Wil. De origem simples e moradores da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, a dupla experimentou inúmeras dificuldades na infância e juventude. Juliani se formou em Publicidade graças a uma bolsa integral que conquistou. Wilian precisou morar sozinho desde os 15 anos e enfrentou fases em que sua saúde mental esteve extremamente comprometida.

    “Foi uma fase que parecia nunca passar, mas como todas as outras, sempre passa. Naquela época, eu não fazia ideia de como a minha vida mudaria, mas tinha uma certeza: desistir não era uma opção. Seria muito egoísmo da minha parte tomar alguma decisão baseado apenas no que estava vivendo no momento. Aprendi que, quando decidimos sobre algo, nunca decidimos apenas por nós mesmos. Certamente, se eu tivesse escolhido errado, não teria ajudado a tantas pessoas a também realizarem seus sonhos e colocarem seu propósito em ação no mundo,” contou Wil.

    Ju e Will pelas ruas de Salvador, em 2014

    Nesses anos de Pitaco Criativo, a dupla se orgulha de muitos bons momentos, de dar vida às marcas e terem o privilégio de ver sonhos se tornarem realidade. “Cada olho brilhando, lágrimas de alegria por ver a mensagem, o projeto, o sonho tomando forma e ver, ao mesmo tempo, nosso sonho de ter qualidade de vida e ser presente na vida do nosso filho faz tudo valer a pena. Pudemos participar ativamente de projetos de impacto com refugiados, tratamentos hospitalares individuais de pessoas que não tinham condições de custear, de distribuições de cestas básicas para famílias necessitadas. Isso nos tira as palavras. A gente chora toda vez porque é o nosso sonho sendo realizado. Existimos para dar vida, voz e força para marcas, mas também para servir. 

    Nem só de momentos comemorativos foi construída essa caminhada, quando perguntados sobre os piores erros nesses 7 anos, o dupla elenca:

    • Duvidar e demorar muito para começar;
    • Tentar abraçar o mundo e demorar para procurar ajuda de especialistas e mentores em áreas que não dominamos;
    • Não priorizar a organização de processos e finanças;
    • Precificar errado;
    • Aprender a delegar;
    • O principal deles foi que a gente quebrou muito a cara tentando fazer tudo APENAS com o que achávamos ser o certo e não paramos para ouvir quem sempre nos guiou. Jesus é nossa principal inspiração e quando não paramos para ouvi-lo, tudo começa a dar errado.

    Em contrapartida, segundo Wilian, apostar em uma equipe capacitada, procurar ajuda de mentores e consultores estão entre as estratégias mais acertadas da história da empresa, até o momento.

    Assim como muitos negócios de comunicação e marketing, a Pitaco precisou ajustar seus rumos diante da explosão do marketing digital e todos os impactos que isso trouxe ao mercado. Os founders contam como foi se adaptar ao novo cenário: “Nós acreditamos em uma comunicação e marketing que sejam sustentáveis e possíveis, mas que tragam os resultados desejados. Isso não é sobre quantidade, velocidade ou likes, isso é sobre estratégia, movimento e consistência. Sempre existirão novas tecnologias, precisamos aprender como aplicar de maneira gradual para que a nossa marca cresça. Isso exige muito estudo, análises e testes. Hoje temos uma metodologia sólida que personalizamos para cada entrega, considerando o objetivo, cenário, contexto e expectativas de cada cliente.

    A Pitaco Criativo se posiciona como uma agência de branding e estratégias digitais. Um time de especialistas de diversas áreas como design, ilustração, redação, publicidade, social media, videomaker e programação que pensam em branding. “Deixamos de ofertar muitas coisas avulsas que somos bons para focarmos em nossa especialidade”, explicou o casal.

    Will trabalhando com Zion ainda bebê em 2018

    Damos vida, voz e força para marcas que possuem um propósito. Por meio de nossas estratégias, seja para gestão de marca ou para o digital, construímos um universo único para potencializar os resultados e reverberar a mensagem desejada de maneira autêntica

    Ensaio do casal, no Rio de Janeiro – Foto: Carla Vieira

    A chegada do Zion

    Em 2018, a empresa ganhou um reforço importante: o Zion. O pequeno, hoje com 3 anos, é o filho do casal de criativos que trouxe muitos outros aprendizados para a família e para a empresa. “Ele nos trouxe esperança, coragem e foco para fazer dar certo. O jogo mudou completamente quando todo nosso discurso e propósito foram colocados à prova. Costumamos dizer que a chegada dele bagunçou muita coisa por fora, mas arrumou muita coisa por dentro”.

    Uma das muitas madrugadas juntos

    Sobre o futuro

    Já sonhamos estar em um escritório descolado e com nossa equipe por perto. Hoje, nos imaginamos realizando de qualquer lugar do mundo e com uma equipe livre, porém conectada, porque artistas e estrategistas precisam de liberdade para criar. Quando começamos, éramos apenas a Ju e o Will de São João de Meriti, na Baixada Fluminense – RJ. Nós já atendemos clientes do Canadá, Portugal, Inglaterra, EUA, Espanha e outros países por meio do digital. E, porque não, irmos dar nossos pitacos pessoalmente também? Queremos expandir nossas fronteiras de atuação e de transformação, sendo guiados para onde o vento de Deus nos levar. 

    Hoje, a Pitaco Criativo se orgulha em trazer desejos e sonhos à tona, modificar culturas e empoderar pessoas improváveis, provocar transformações de dentro para fora: “Nascemos para marcar e ajudar outras pessoas a deixarem sua MARCA no mundo também”, finaliza Ju

    Para ter acesso ao nosso conteúdo exclusivo sobre empreendedorismo e branding, cadastre aqui o
    Seu e-mail

    Share:

    Leave a comment: