Tudo comunica. Ainda que você escolha não dizer nada, você está dizendo algo. Por aqui, no nosso universo de marcas, podemos ver claramente como essa premissa acontece. Cada marca possui uma voz e uma mensagem e, não usá-las, também é uma maneira de se comunicar.
Existe uma intenção ao decidir cada elemento de uma identidade visual. A escolha das cores e o uso delas, dos traços, grafismos, ícones, tudo deve fazer parte de objetivos claros. Sendo assim, é imprescindível ter a definição dos principais objetivos da sua empresa enquanto marca.
Comece por aqui
- O que desejo que minha marca transmita?
- Quais sensações preciso despertar?
- O que desejo que as pessoas associem ao meu negócio?
- Como desejo que minha marca seja lembrada?
Você já parou para pensar quais foram os motivos que te fizeram escolher pela marca A ou B? Posso exemplificar com uma situação recente:
Esses dias precisei decidir a escola que iria colocar minha filha de 3 anos. Evidentemente tive alguns critérios para a minha escolha, como proximidade, linha pedagógica, segurança, preço. Porém, após fazer uma autoanálise, me dei conta que, de maneira inconsciente, o design da identidade visual das escolas contou para que eu tomasse essa decisão.
Eu explico. Após visitar cerca de seis endereços, fiquei em dúvida entre três escolas. Elas cobraram a mesma faixa de preço, a distância era parecida e todas tinham a mesma linha pedagógica. Decidi que a escolhida seria a que me transmitisse mais segurança.
E, adivinhe? De maneira inconsciente, repito, decidi pela escola com maior senso estético, a que mais se preocupou com uma comunicação integral. Percebi que escolhi a escola que manteve um alinhamento em sua linguagem, da visita presencial ao post no instagram. Tudo me comunicou segurança e seriedade, que seria o lugar que trataria minha filha como um indivíduo particular.
Portanto, agora, dá para compreender que a estética importa. Que investir em identidade visual não é perfumaria, já que a comunicação pode se tornar o diferencial competitivo do seu negócio.
Observe as identidades a seguir. Faça o exercício de pensar o que esses elementos te transmitem.